segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano Novo e Respeito.

Fala ae Galera, acredito que esse seja o ultimo post do ano nesse meu novo blog, que por enquanto tem rendido bons frutos, em relação aos comentários. Aliás, quanto a isso, fico muito agradecida.
Mas enfim, além desejar um ano novo maravilhoso para todos vocês, espero que em 2010 vocês tenham crescido mental e espiritualmente e que vocês sejam hoje pessoas melhores.
Comigo foi assim, lutei, sonhei, batalhei, corri atrás, enfim, mudei. Hoje estou muito feliz e em  paz e com toda certeza desejo isso a todos os que aqui estão lendo e a todas as pessoas mesmo. Pois tudo que precisamos mesmo é encontrar a nossa paz.
Feliz 2011!
Pois bem, o texto de hoje é sobre respeito, assunto que eu venho refletindo muito sobre o que é efetivamente e confesso que ainda não consegui formular uma descreção sensata e coerente para essa pequena palavra mas vamos que vamos!!


Respeito.

"O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima."(Wikipédia)
Pois bem, vamos então a essa tão importante temática que profundamente não sei ainda o sentido, mas sigo na busca. O que seria de fato a palavra respeito? O que significaria realmente o ato de respeitar?
Para alguns seria não infringir as leis impostas pelo estado, pela igreja e pela sociedade nas convenções sociais, fora isso, seria também agir de modo a submeter-se a parâmetros e hierarquias acatando ações, mesmo que em desacordo com os seus princípios, visando não desapontar ou ferir seus superiores. Superiores estes no âmbito familiar, social, acadêmico, político, entre outros.
Mas porque deveriamos nós, cometer tal ato? O que ganhamos por nos submeter-mos a leis e hierarquias? Ou seja, o que ganhamos por respeitar o respeito? Esta seria a parte da minha reflexão ainda não explicada, ainda dentro de meu pensamento e fracassada e inquietamente sem resposta.
Seria a conviniente paz nosso troféu? Sendo este o caso, não agimos em detrimento do respeito, pois não observo a paz na sociedade. Sabendo ainda que o conceito de paz é relativo, não viso aqui entrar neste sentido, mas é importante lembrar. O respeito, talvez se dê por mérito ou talvez tenhamos respeito apenas por aquilo que admiramos. Talvez respeito não seja acato e sim admiração, sendo assim, também não acredito ser a resposta pois há nas leis um certo impasse, um protesto, nem sempre são admiradas, mas ainda assim as pessoas  convivem com elas.
Ainda refletindo lhes digo, respeito é bem mais profundo do que a palavra aparenta ser, mas é sempre importante pararmos alguns instantes para pensar porque motivos usamos tão corriqueiramente uma palavra que não sabemos nem ao certo qual o seu sentido. Ou seja, seu real significado. E acreditem, isso não se dá apenas com o Respeito.
"Aos vivos, deve-se o respeito. Aos mortos, apenas a verdade."
(Voltaire)

É isso pessoal, espero que tenham gostado do texto, eu sei que está meio grande, mas pra quem leu, obrigado pela atenção e até 2011!!=D

2 comentários:

  1. Respeitar é permitir q o outro saja aquilo q ele é. O q Buda e jesus disseram explica o q é respeitar, repeitar é "tratar o outro como gostariamos de ser tratados". Não mato negros pq se eu fosse negro não gostaria de ser assassinado, enteder o ponto de vista do outro é fundamental para exercitarmaos o respeito. E é importante sabermos q para haver respeito de nossa parte é preciso q o outro nos respeite, pq se assim não for precisamos nos defender e aí rola um desrespeito mútuo, fugindo do âmbito da civilidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu não teria dito melhor que o amigo aí em cima.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir