terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A desculpa.

Olá meus amigos e leitores, como vão? Tive de me ausentar por motivos de preguiça maior na semana passada, mas estou de volta, e vamos trabalhar. Primeiramente gostaria de mandar um beijo para os meus dois irmãos do coração que voltaram pro exército, eu estou aqui torcendo muito por eles, espero que estejam muito bem. =]
O texto de hoje é sobre uma pequena palavra mas que polemiza a vida da grande maioria da população, espero que vocês apreciem!

______________________________________

A Desculpa.


Qual é o significado da desculpa? Porque dela fazemos correção, porque dela resultamos frustração? Porque condicionamos sentimentos que já foram superados misturando-a com orgulho e polidez?
A desculpa pode ser uma boa demonstração do que mudou, do que é agora arrependimento, mas as vezes é utilizada da ”boca pra fora”, apenas para evitar o conflito, ou para manter o ego intacto a respeito de coisas das quais você não se arrepende de verdade. Muitas das vezes em que usamos a palavra desculpa, não achamos que estamos errados, isso acontece com todos, pensamos: “Vou me desculpar, para não me preocupar”. Isto resulta em um emaranhado de sentimentos reprimidos, o que pode ser concluido como algo negativo. Não é sábia procrastinar o conflito. Se você não sente culpa, não peça desculpa. Discuta.
Sendo o caso de desejar ouvir a desculpa, poso lhes assegurar que apenas sofrimento você trará para sua vida vivendo com essa expectativa. Falo aqui de coisas das quais nem eu exercito, mas é no mínimo frustrante esperar por desculpas que na verdade não vão acontecer, esperar que a pessoa diga a tal mágica palavra que vai mudar tudo. Porque condicionar o que você já sente a apenas uma palavra? Porque menosprezar o temperamento frio e orgulhoso de outras pessoas, colocando sua felicidade em jogo, definitivamente, não faça isso! Você não depende de uma palavra, se ela vier espontâneamente ótimo, mas não cobre desculpa, não será sincero quando você ouvir.
A desculpa é apenas uma palavra mas se pararmos pra pensar, os consultórios e clínicas psicológicas estão cheias de pessoas apenas na expectativa de ouvi-lá mais uma vez, para cair no mesmo erro. O erro de presenciar alguém ter de pedir desculpas novamente. Pois não foi uma palavra sincera. Se eu pudesse dar uma dica, que caberia inclusive para mim mesma, esta seria: “Não espere desculpas, não peça desculpas, sinta e assuma a sua culpa” . É deste modo que agem os verdadeiros homens, é apenas assim que cresceremos e nos modificaremos . Porque aliás, já diziam as más línguas "De boa intenção o inferno está cheio".

Boa noite a todos!=D

4 comentários:

  1. A única coisa que espero com afinco é oxigênio, água e comida. :]

    ResponderExcluir
  2. "Desculpa", palavra de muito valor nos dias atuais, nos quais quase temos que implorar para ouvir, e que, muitas vezes, quando a ouvimos, não vem do coração.
    Parabéns pelo blog, Bia, o seguirei! :)

    ResponderExcluir
  3. Roni: Evitar conflitos é uma boa tática para se manter a paz, não acha? Talvez melhor do que ouvir desculpas da boca pra fora.. principalmente se as culpas tiverem sido sentidas e assumidas. E discordo do "não peça desculpas".. Se você "sentir e assumir", e quiser compartilhar o que sentiu, pedi-las é uma excelente maneira de assumir.

    Minha primeira comentada num blog (=, não sei se é assim que se faz mas ..
    Muito legais os textos, vou ler todos com mais calma esses dias.
    (=

    (Comentário do amigo Roni!!=]

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com vontade de pedir desculpa... Devo ter feito alguma coisa pra sair esse texto.

    ashusahua

    Mas é verdade. Acho que desculpa funciona para resumir discussões. Uma pessoa não quer que a discussão se alongue, ele assumi a culpa e pede para que o outro a "des-culpe", retirando a culpa de ambos, fazendo com que os dois fiquem em paz.

    Desculpa tem sua utilidade!

    ResponderExcluir