terça-feira, 15 de março de 2011

Espécie Humana

Carnaval me deixou com preguiça de postar!! Mas estou de volta. Uma pequena crítica, nada pessoal.
Boa Semana!=D

--------------------------------------------------------

Espécie Humana.


Somos tão mundanos, damos tanto valor a apenas nós. O que ocorre com o ser humano para sentir-se tão especial, o que o faz achar que ele é tudo o que importa? Como pode ele acreditar que controla e domina tudo que vê? Os homens se colocam como gerentes de seu mundo sem ninguém tê-los escolhido.

Somos escravos de nós e pagaremos, cada vez mas nos afastando de nossa insana e utópica "liberdade". Prepotentes e vulgares, ao mesmo tempo criativos e perspicazes. Somos momentaneamente nossa sombra e reflexo, nos deixando levar por uma controladora mente e um controlador universo.

Universo nos destroi, a mente nos corroi e ainda achamos que somos grandes e sábios. Iludidos com nossas compulsórias verdades. Humanidade, espécie engraçada de mamíferos! Somos tão tolos! Mas um dia a gente aprende, de um jeito ou de outro aprende. Enquanto isso, vamos assistir e nos escandalizar com nossa brilhante insignificância.

11 comentários:

  1. Fato!
    Você ainda criticou com classe, eu já partiria pro "Preferia ser qualquer outra coisa"!

    ResponderExcluir
  2. Somos seres muito signifivantes. Não podemos nos comparar com toda a existência, ela é o todo, nós somos as partes, mas isso não nos torna insignificantes. Dentro das nossas possibilidades somos enormes, temos imensa capacidade, o problema é que não nos damos conta. Somos seres dotados de sutilezas raras, características únicas. No raio de alhuns anos luz, somos os únicos seres com razão e mente tão complexa. Uma estrela é imensamente maior que nós, mas ela não tem nossa complexidade. Nossa fragilidade é que faz a nossa grandeza. Somos ao mesmo tempo frágeis e fortes, este é o antagonismo que rege toda a existência. Antagonismo este necessário para que haja resistência, resistência extremamente necessária para nossa evolução. Quem sabe um dia nos tornemos maiores do que somos hoje. Não seja pessimista e fatalista, não sabemos o que nós estamos fadados a ser, então viva para ser sempre mais e melhor, vá além da insignificância, lute até o fim contra a escravidão, contra a mente, lute para ser mais, não seja uma crente, não diga que o homem É, não sabemos, sejamos humildes, não sabemos, então continuemos a ir além, sempre além, caminhe, não sabemos o que somos, fiquemos a parte dos que já sabem, caminhe, quem sabe chegaremos no além-homem.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais nos preocupamos em negar nossa insignificancia, mais caimos nas armadilhas de nossa própria mente, menos a controlamos. Este danado ego sempre tentando fazer de nós mais do que somos, sempre querendo se tornar o centro das atenções. "Se tal coisa aconteceu é porque eu, eu, eu e eu, sei explicar o motivo e pronto". Não acho que isso seja a tão intensa busca da liberdade.
    Mas acho que talvez a insignificância seja até temida, mas não tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  4. Quem afirma a insignificância é quem??? Não seria a mente?? Ou vc utiliza outro meio para afirmar a insignificãncia humana?? Vc consegue controlar sua mente?? O que somos?? Se vc descobriu o que o homem é, parabéns, eu ainda continuo buscando. Vc tá parecendo uma doguimática, um ser quem descubriu o que é o homem. Cuidado, pq assim como os religiosos não vê nada além do que diz as escrituras sagradas, vc pode estagnar nessa sua verdade, verdade essa que vc achou por meio da mente, não pense que a mente está loge dessa sua descoberta. O homem é apenas o homem, nem frágil nem forte, essa polarização entre foryte e fraco, significante e insignificante... é a mais pura criação da mente.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o ponto, é tudo criação da mente. Não consigo ver um jeito de nos livrarmos disso.
    E são os dogmáticos os que mais fazem o que estou falando, acham que realmente tem uma explicação que defina o homem como o centro de tudo que acontece no universo.
    A Insignificância que eu menciono tenta apenas criticar esse tipo de comportamento, que acabou por ser o responsável pela criação de algumas instituições religiosas.
    Não afirmo que eu detenho algum tipo de verdade, apenas critico os que acham que detém esse poder.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não é certo tentar amesquinhar a espécie humana para vingar-se das opiniões de religiosos. Muitos se vingam da vida para provar a outros como a vida é efêmera. A fuga para o polo oposto da opinião dos crentes insanos não aplacará do seu peito a dúvida e a incerteza sobre a vida e a condição humana. Não é se acabando nas drogas que você se vingará dos santos caretas, não é engordando que você rasgará as entranhas dos padrões estéticos... Só a busca autônoma e sem a marca da vingança que te fará galgar pequenos degraus.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Você subestima as minhas intenções, que nada tem de vingativas. Criticar é uma coisa, vingar-se é outra. Tenho apenas um ponto de vista diferente e aqui comento sobre ele.

    ResponderExcluir
  10. Sem problema!! Não pedi pra vc calar. Estamos apenas dialogando. Sou democrático. Não mudo ninguém, apenas a autoreflexão é que muda uma pessoa. Você tem o direito de ter suas opiniões e eu as minhas. Só não aceita opinião alheia quem acha ter todas as respostas, e como eu tenho certeza que não tenho todas as respostas, me agrada muito ouvir as suas opiniões. Aqui é uma troca e não uma imposição de idéias. bj

    ResponderExcluir